jusbrasil.com.br
19 de Julho de 2018

Sou aposentado por invalidez e fui chamado para perícia no pente fino do INSS, e agora?

Se você é aposentado por invalidez ou está recebendo o auxílio doença e não faz perícia há mais de 2 anos, provavelmente você será convocado pelo INSS para o "pente fino"

Beatriz Feuser Rubleski Wessoski, Advogado
há 7 dias


Recentemente muitos aposentados por invalidez estão se preocupando com o "pente fino" realizado pelo INSS, que convocou vários segurados para realização de nova perícia médica.

Em Santa Catarina mais de 26,4 mil benefícios foram cancelados após a perícia, mas isso não quer dizer que necessariamente seu benefício será cancelado caso você se submeta ao exame médico.

É bem verdade que não há motivos para preocupação caso você seja convocado para nova perícia, pois se permanece incapacitado, basta apresentar todos os exames, laudos médicos, atestados, receituários e comprovantes de compra de medicamentos ao perito, que então constatará que você permanece incapacitado para o trabalho, prorrogando o seu benefício.

O que ocorre que é muitas pessoas não possuem mais o quadro de incapacidade de que haviam sido acometidos, apresentando agora recuperação da saúde e capacidade laborativa, gerando então o fim do benefício.

Mas, vamos imaginar que um segurado compareceu à perícia e seu benefício foi cancelado, recebendo alta do médico perito, porém, este segurado permanece com seu quadro de invalidez. Ainda assim não há motivos para desespero!

Nesses casos, ainda existe a possibilidade de solicitar o restabelecimento do benefício através da esfera judicial, em que o juiz designará uma nova perícia, com um médico indicado pelo juiz, para nova análise, e neste caso existe a possibilidade de restabelecimento do benefício cessado!

Em todos os casos, não há o que temer! Procure um profissional de confiança que possa lhe orientar em todas as suas dúvidas e lhe auxiliar a fazer a melhor escolha no seu caso!


Se você gostou desse artigo, recomende, compartilhe com as pessoas, quem sabe você conhece alguém que esteja aflito com a situação do "pente fino" realizado pelo INSS, mas que está se preocupando sem necessidade!

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/em-sc-pente-fino-do-inss-cancela-mais-de-264-mil-auxi...

Fonte da imagem: https://socialprevidencia.net/inss-pente-fino-cortes-auxilio.html

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Quantos estão aposentados sem motivo e quantos não estão com motivos graves para tal. gostaria de acreditar que realmente a punição chegara a tais ladrões e os seus costas largas por traz da falcatrua. sonhar é a única coisa real neste pais por enquanto. continuar lendo

Boa tarde, Flávio! É mesmo, sabemos que muitas pessoas recebem o benefício indevidamente, por isso devemos ver com bons olhos as iniciativas feitas para apurar este fato... quanto ao mais, devemos sempre lutar pelos meios corretos e não nos calar diante das injustiças! continuar lendo